quarta-feira, 21 de março de 2007

Salazar na frente dos Grandes Portugueses

Na votação para o programa da RTP1, «Grandes Portugueses», Oliveira Salazar encontra-se à frente de Afonso Henriques, com 22 mil votos de diferença, registando um total de 52 mil telefonemas. Álvaro Cunhal caiu para terceiro lugar, com 25 mil votos apurados.

Jaime Nogueira Pinto, o defensor de Salazar no programa, que ignorava o evoluir do resultado, disse ao Diário de Notícias que os factores mais importantes para se compreender esta vantagem terão sido «a exclusão do seu nome da lista inicial, o que irritou as pessoas», e a consequente «politização do concurso, quando originalmente era um programa mais virado para uma certa neutralidade histórica».

«Não estamos perante uma eleição nacional», mas de um acontecimento que «respeita a condição dos votos por chamada telefónica», explica Nuno Santos, director da estação pública, adiantando que cada telespectador pode fazer o número de telefonemas que entender, desde que seja de telefones diferentes.

Reforçando a segurança da votação, validada pelas empresas Foronesolutions, WTVision e PricewaterhouseCoopers, Nuno Santos diz que se parte para domingo, dia da Grande Final, com «tudo ainda em aberto», uma vez que os valores «podem ainda mudar», tendo em conta que as pessoas ainda podem votar até essa altura.

21-03-2007 10:07:13

Sem comentários: